Sejam Bem Vindos!!
Que o amor possa fluir em nosso ser nos dando capacidade de sabedoria e discernimento. Que todos possamos nos unir e levarmos a luz nesta corrente chamada vida.

sábado, 15 de maio de 2010

Elogiar faz bem…


“Uma palavra, dita com sinceridade e amor, pode mudar o seu dia…”

Quem de nós não gosta de receber um elogio? Parece insignificante, mas o elogio tem um poder transformador. E transforma para melhor, acreditem! Entretanto, muitos de nós não sabe elogiar e, nem tampouco, receber um elogio.

O primeiro ponto é aprendermos a receber um elogio. Devemos “soltar nossas armas e escudos” e deixar de nos perguntar “Qual foi a real intenção de “fulano” ao me elogiar?”. Isso acontece porque não sabemos receber esse tipo carinho… Desconfiamos… Não acreditamos na verdade das palavras ditas e, o pior: não acreditamos que somos merecedores daquelas palavras.

A contraparte também é verdadeira: Elogiar, ás vezes, pode ser muito difícil… Normalmente, somos superficiais e fazemos críticas que não agregam valor à pessoa… Quando elogiamos verdadeiramente, estamos valorizando o outro, mostrando o seu melhor. Se esta dificuldade existir, é porque estabelecemos uma “competição” velada com o nosso interlocutor: Você pode estar pensando “ Ele é bom, mas eu sou melhor do que ele…”, não deixando você ser verdadeiro consigo mesmo e com o outro.

Pense nisso: Todos nós, em algum momento da vida, recebemos uma crítica dura, não? Lembre-se de como você se sentiu… Mal, não é mesmo? Agora, lembre-se de uma situação em que você tenha recebido um elogio verdadeiro… O sentimento foi de valorização e confiança, não é verdade?

Isso acontece porque somos seres sociais, precisamos uns dos outros. E os elogios verdadeiros nos ajudam a consolidar as relações de confiança, motivando e incentivando as pessoas a praticarem o seu melhor! Por isso, é importante que os elogios feitos valorizem as reais qualidades e atitudes das pessoas, dando peso e valor aos verbos lançados.

Outro ponto que não posso deixar de falar: as críticas também fazem parte das nossas vidas. E devem receber uma atenção especial, para serem “disparadas” com serenidade e brandura e para serem utilizadas de maneira construtiva . Sempre digo que “flechadas” (críticas) são importantes, mas mais importante do que as flechas, é o “pote de mel” que você deve ter consigo para “molhar” a ponta da flecha, antes de atirá-la…

Pense nisso!

Elogiar faz bem para a alma e para o coração… Tanta de quem faz, como de quem recebe…

Aliás, você já fez um elogio verdadeiro hoje?

Aloha

Claudia Michepud Rizzo

Um comentário:

  1. Adorei seu blog amiga!!maravilhosooooooo!!! que paz que vc me transmite!!! obrigada!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails