Sejam Bem Vindos!!
Que o amor possa fluir em nosso ser nos dando capacidade de sabedoria e discernimento. Que todos possamos nos unir e levarmos a luz nesta corrente chamada vida.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

JESUS E A CABALA MÍSTICA


*** JESUS E A CABALA MÍSTICA ***


"O Messias está no centro mesmo da Cabala e somente ele pode revelar seu significado verdadeiro".
"Jesus e a Cabala Mística"
Migene Gonzalez-Wippler



Nenhuma religião vem sendo tão mal entendida como o cristianismo. Desperta a antipatia de outras religiões que sequer entenderam do que se trata. Mas não são poucos os mestres orientais que reconhecem os ensinamentos de Jesus como legítimos. O Islã reconhece Jesus como profeta, ao qual é devotada uma das preces diárias e obrigatórias, a do amanhecer.

Jesus era filho de uma devotada família que só poderia seguir a fé mosaica. Falava nas sinagogas, o que significa que era reconhecido como rabino e, portanto, correspondia a rigorosos pré-requisitos. O assunto é por demais polêmico para ser tratado em poucas linhas, mas é importante notar que o cristianismo em sua origem é uma religião judaica, pregada por um judeu e seguida por outros judeus. A fé só se espalhou para os "gentios" por obra de São Paulo, que introduziu modificações e distorções que teriam causado espanto ao próprio Jesus, na condição de rabino.

Muitos estudiosos defendem que Jesus era plenamente versado na sabedoria da Cabala ("Tradição"). Na figura acima, vemos a Árvore da Vida da Cabala. Observemos a coluna do meio, a coluna de equilíbrio. A esfera mais baixa é a Terra, o "Reino" (Malkuth). Logo acima, a esfera da Lua, Yesod. A Terra está isolada de todas as outras, e sua condição sub-lunar faz com que seja necessário a consciência terrena se elevar até a esfera lunar, para que possa contemplar e depois subir à esfera de Iluminação, a esfera solar, Tiphereth. Cheguei a crer que a Iluminação era o objetivo final, mas ela é o objetivo "central"; contemplando a figura, vemos que ainda temos uma subida até a Coroa, Khether. Tiphereth, a esfera do Sol, representa o Coração, o Cristo, e vendo a Árvore da Vida, entendemos a frase "Eu sou a Verdade, o Caminho e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim". O Caminho direto para o Plano Divino é o Coração. A "chave" é o Amor.

Na impossibilidade de resumir assunto tão rico e complexo, vamos aos ensinamentos de Jesus, de acordo com as Sephiroth (esferas):

1 - Kether - Coroa - Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.

2 - Chokmah - Sabedoria - Ama a teu próximo como a ti mesmo.

3 - Binah - Compreensão - Ama os teus inimigos, faze o bem aos que te odeiam, bendize aos que te amaldiçoam e ora pelos que te difamam.

4 - Chesed - Misericórdia - Ao dares esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita.

5 - Geburah - Justiça - Não julgues para não seres julgado.

6 - Tiphereth - Esplendor - Ao acender uma lâmpada, não a coloques em lugar oculto, mas sobre o candeeiro, para que dê claridade a todos os que estão na casa.

7 - Netzach - Vitória - Não jogues pérolas aos porcos.

8 - Hod - Glória - Pede e receberás, procura e acharás, bate e a porta se abrirá.

9 - Yesod - Firmeza - Entra pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição.

10 - Malkuth - Reino - Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

Giancarlo Salvagni

Obs: veja o livro "Jesus e a Cabala Mística"

Luz e paz no seu Ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails