Sejam Bem Vindos!!
Que o amor possa fluir em nosso ser nos dando capacidade de sabedoria e discernimento. Que todos possamos nos unir e levarmos a luz nesta corrente chamada vida.

sábado, 23 de junho de 2012

Cabalá, Emoção e Cura - Academia de Cabala

Cabalá, Emoção e Cura - Academia de Cabala

"Saúde", em hebraico, é briut, e se refere a um estado de plenitude em todas as áreas da vida, logo, quando falamos de doença não estamos descrevendo, necessariamente, um mal estar orgânico, mental ou emocional, mas um desequilíbrio energético muito mais amplo. 
Esta informação é especialmente importante em Tamuz, mês que acabamos de entrar, mês de Câncer, porque quando falamos das oportunidades de cura que o mês oferece, pessoas aparentemente "saudáveis" consideram algumas conexões desnecessárias, o que não é verdade, já que muitos se encontram profissionalmente descontentes, financeiramente quebrados, socialmente isolados, etc. e tudo isso pode ser considerado doença.

A palavra briut deriva de bará ("criar"), presente na primeira sentença da Torá ("No princípio criou D-us os céus e a terra"), por isso concluímos que o estado pleno de saúde corresponde a uma condição presente no início da história do ser humano que pode ser restituída se recriamos Adam dentro de nós, ou seja, a imagem e semelhança de D-us.

Quando procuramos um médico e ele pergunta "qual o problema", apontamos automaticamente para algo tangível, como uma dor, uma perturbação ou desconforto, sendo que todas estas percepções físicas não passam de resultado de algo que tem origem em uma dimensão muito mais sutil - a dimensão da alma.
E como tratamos da alma?
Antes de mais nada, é preciso ter uma mudança de consciência, uma reformulação dos valores, afastando o ego (uma expressão da contra inteligência) de todos os aspectos de nossas vidas.

Na Cabalá, trabalhamos sempre com três dos cinco níveis da alma: Néfesh, Ruach e Neshamá.
A primeira corresponde à nossa alma corpórea ou animal e está associada à Malchut (Reino) na Árvore da Vida.
A última corresponde à consciência superior e à Biná (Entendimento).
Entre Malchut e Biná temos seis sefirót que constituem o Ruach, o nosso corpo emocional.
Isto significa que a forma como lidamos com as nossas emoções está diretamente ligado ao fluxo da Luz Espiritual de Ein Sof ("Mundo Infinito") para Malchut, o mundo físico. Em outras palavras, é no Ruach que está a grande força de cura - a capacidade de regenerarmos não só a nós mesmos como a energia de tudo ao nosso redor, promovendo o Tikun Olam (Correção do Mundo).

Reatividade e pró atividade, obviamente, atuam intensamente neste processo, por isso falamos tanto sobre isso em diferentes artigos e comentários semanais da Torá.
Domar o desejo de receber só para si e a busca de resultados imediatos é o maior desafio do cabalista, que deve mesclar as energias do pilar da esquerda (Guevurá - Julgamento) com as do pilar da direita (Chessed - Misericórdia) - exercício realizado por Tiféret (Beleza).
Paralelo a isso, temos ao nosso alcance ferramentas espirituais, como as técnicas cabalísticas Yichud e Chai Tikun.
O ChaiTikun atua no que chamamos de "DNA espiritual", ou seja, a real causa de nossos problemas, projetando a energia de letras hebraicas e Nomes Sagrados para reconstruirmos adequadamente o nosso receptor.
O Yichud, por sua vez, é uma técnica de meditação avançada que alinha estes três níveis da alma, removendo as clipót ("cascas") que limitam a nossa percepção da realidade, de modo a ampliar a nossa consciência e vitalidade, o que, conseqüentemente, repercute em todo o resto.

Independente se você tem acesso a estas técnicas ou não, resgatadas de ensinamentos de Rabi Abuláfia e Rabi Lúria, devemos nos empenhar em viver de forma sagrada.
E o que é isso?
Fora as mitsvót ("conexões") que a Torá nos ensina, devemos fazer de nossa vida material um palco para a expressão do espiritual.
Quando adquirimos esta consciência, convertemos o nosso trabalho, o nosso estudo ou o exercício de se lavar a louça do almoço em uma oração, uma forma de impregnar o nosso corpo, nossa alma e tudo ao seu redor de Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails